Amigurumis: qual a sua origem?

O que significa a palavra amigurumi?

amigurumi da hello kitty em miniatura
Hello Kitty – Pattern: Ateliê Pink & Purple

Amigurumi vem da palavra “Ami”, que possui vários significados, entre eles “tricô” ou “malha” e “Nuigurumi”, que significa “bicho de pelúcia”.

Em outras palavras, amigurumi pode ser traduzido como “bichos de pelúcia de tricô” ou, no nosso caso, de crochê que costumam ser os mais populares.

 

 

 

Como surgiram os amigurumis?

Muito popular no Japão, a técnica amigurumi tomou força por volta dos anos 80, acompanhando o mercado da famosa Hello Kitty e da cultura “kawaii”. Para quem não sabe, a palavra “kawaii” significa lindo, gracioso, adorável, fofo, entre outras possíveis traduções e é muito forte entre os japoneses.

A Hello Kitty, por exemplo, é bastante conhecida por ser um personagem da Sanrio, e tem uma cabeça grandona e que a torna bastante fofa.

Com a popularização dos amigurumis, padrões (também conhecidos como receitas ou patterns) começaram a surgir as revistas voltadas para o público feminino.

Os amigurumis, como muitos conhecem, tem essa forte característica de ter uma cabeça maior do que o restante do corpo, o que torna o personagem ainda mais atrativo e fofo.

 

Como os amigurumis tomaram força no Brasil?

O sucesso dos amigurumis vem se espalhando pelo Brasil há alguns anos.

A Círculo Produtos é uma empresa que não só fornece agulhas e linhas para que possamos iniciar, mas também disponibiliza padrões gratuitos em seu site através de colaboração com outros artesãos, possuí vídeos em seu canal no YouTube e também vende revistas e kits que te ensinam a fazer um amigurumi desde o começo.

 

amigurumi de água viva
Água viva – Pattern: Two Bee

 

 

Outra pessoa que também trouxe a possibilidade de você aprender amigurumi do zero foi a Two Bee em seu canal do YouTube. Ensinando de forma totalmente gratuita, ela ensina sobre os materiais, agulhas e a você fazer a sua primeiro bolinha antes de partir para algo mais elaborado.

Com a chegada da pandemia, muitas pessoas buscaram no crochê uma forma de aliviar o estresse e adquirir um novo hobby, e assim a procura por aulas, cursos e materiais para fazer amigurumis ficou ainda maior.

Logo no começo, várias linhas ficaram em falta nos armarinhos, não só por falta de matéria prima e mão de obra, ou com os fechamentos que tivemos, mas porque também houve mais procura do que o normal.

Há mercado para todo mundo que resolve se envolver com os amigurumis e é maravilhoso ver tanta gente se interessando e dando valor ao nosso trabalho!

 

Quer aprender amigurumis?

Aqui no nosso site já disponibilizamos algumas receitas gratuitas e vamos disponibilizar conteúdo gratuito sobre como aprender amigurumis, em um passo a passo bem legal, para que você possa fazer os seus também.

Fique de olho e nos acompanhe no instagram para mais novidades!

 

Fonte: Asian Galaxy

Deixe uma resposta